UMA DEMONSTRAÇÃO DO UNIVERSO E DEUS*



Resultado de imagem para Newton
(Google)

Postagem de Nº 10
...........................................................................................

"Conta-se que certa vez Sir Isaac Newton (físico e matemático inglês - pai da física clássica - 1642-1727) pediu a um mecânico dotado de extraordinária perícia para fazer-lhe uma réplica em miniatura do nosso sistema solar, com esferas representando os pLanetas, conjugadas por engrenagens e correias que lhes conferissem movimento harmônico na medida em que fossem acionadas por uma pequena manivela. Mais tarde, Newton recebeu a visita de um colega cientista que não acreditava em Deus."   Então...

"Certo dia, quando Newton estava sentado em seu estúdio, lendo com seu mecanismo perto de si, numa grande mesa, entrou seu amigo incréu*. Como cientista, reconheceu imediatamente o que tinha diante de si. Chegando-se perto, moveu vagarosamente a manivela e observou com indisfarçada admiração os corpos celestes movendo-se todos na velocidade relativa às suas órbitas. Afastando-se alguns pés, exclamou: Oh! Que coisa primorosa! Quem fez isso?" Newton, sem levantar os olhos de seu livro, respondeu: "Ninguém!"
"Voltando-se rapidamente para Newton, o incréu disse: "Evidentemente não entendeu a minha pergunta. perguntei quem fez isso?" Levantando então os olhos, Newton assegurou-lhe solenemente que ninguém o fizera, mas que o conjunto de materiais, tão admirado, assumira por acaso a forma que tinha. Mas o incréu assombrado replicou um pouco acaloradamente: "Deve pensar que sou tolo! Naturalmente foi feito por alguém e este é um gênio, e eu gostaria de saber quem é."
"Pondo de lado o livro, Newton levantou-se e deitou a mão no ombro de seu amigo. "Esta coisa é somente uma imitação insignificante de um sistema mais grandioso, cujas leis conhece, e eu não o posso convencer de que este mero brinquedo não foi projetado nem feito por alguém; no entanto, você professa crer que o grandioso original, de que se copiou o desenho, veio a existir sem ter sido projetado e feito por alguém! Ora, diga-me, por meio de que espécie de raciocínio chegou a tal conclusão **incongruente?"
  NOTA por Sônia Lúcia:
       *  incréu - o mesmo que "incrédulo" - do mini Aurélio (6ª edição) - Dicionário da Língua Portuguesa.
       **incongruente - o mesmo que "incompatível" contraditório... Dicionário/internet


Confirmando  o texto acima, de acordo com a Doutrina Espírita, disse (de forma "poética")  Eurípedes Barsanulfo: 

"O Universo é obra inteligentíssima, obra que transcende a mais genial inteligência humana. E, como todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a do Universo é superior a toda inteligência. 
É a inteligência das inteligências, 
a causa das causas, a lei das leis, 
o princípio dos princípios, 
a razão das razões, 
a consciência das consciências; 
é DEUS! DEUS!... 
Nome mil vezes santo, que Isaac Newton jamais pronunciava sem descobrir-se!..."
   
FONTE da pesquisa: da obra "Que é Deus" - capítulo IV "A Lei de Causa e Efeito" de Eliseu F. da Mota Júnior
TEXTOS postados por: Sônia Lúcia
*TÍTULO criado por Sônia Lúcia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"AMIZADE"

"FAVOR DIVINO"

"AMOR IMUTÁVEL"